sexta-feira, julho 27, 2007

Microconto XVI - Inconsistente

Amanheceu tão inconsistente que saiu por seus próprios poros, escorreu rua abaixo até a praia e acabou por se diluir na água do mar.

segunda-feira, julho 23, 2007

Número de Peito

Quem foi que te entregou este panfleto? Você olha, olha e não entende nada. O que são estes números? Você estava simplesmente passando pela rua, na sua quando alguém lhe empurrou este papel nas mãos. Sem muita atenção, quase que automaticamente, você olha pra ver do que se trata antes de jogar fora.

Algo, porém, te chama a atenção. Não se trata de um panfleto comum, vendendo geladeiras, consultas médicas, odontológicas, tarológicas ou de macumba. São números. "Será que devo jogar na Megasena?" Você se pergunta. Será isso um sinal?

Mas de repente você começa a reconhecer, em algum lugar da sua memória, este formato. Ele te Lembra dos números que os corredores trazem no peito quando estão correndo uma maratona ou algo assim. Você olha pra ele e o põe no peito. Prende com um clips de papel e verifica satisfeito que estava certo.

É um número de peito de maratonista. Você então percebe que as pessoas envolta podem estar te olhando. Porra, você está no meio da rua fazendo papel de palhaço! Assim, você sai andando apressado, tentando se livrar desta multidão opressiva que te olha e julga.

Você anda rápido e quando pensa que não, está correndo. Não era necessário correr. Aliás, se era pra não chamar atenção, não era nem bom correr, mas você se sente bem. Por um minuto pensa que vai chegar suado ao trabalho mas logo em seguida manda tudo à merda. Chega de ficar se preocupando com o que os outros vão pensar.

Você corre cada vez mais rápido, pelo meio da rua, pelo meio das pessoas. Você já não está nem aí. A cabeça fica livre quando você corre, o corpo fica leve. Você se lembra então do número de peito que esqueceu de retirar. Agora você se dá conta de que está correndo pelo meio da rua com um número de maratonista no peito.

Sem perceber, você se descobriu um maratonista. Que bons ventos terão trazido este panfleto até a sua mão? Ou melhor até o seu peito.

sábado, julho 21, 2007

Microconto XV - La Carencia

Sentia que era seguido. O coração palpitava de felicidade.

segunda-feira, julho 16, 2007

Uma Casa Cheia de Eletrodomésticos

O primeiro erro de Estácio foi deixar a porta aberta. Não haveria mais nada quando voltasse pra casa. Se deu conta disso enquanto caminhava para o trabalho. Imaginou aqueles homens retirando um a um todos os seus eletrodomésticos, comprados com suor e sacrifício ao longo dos anos e um sentimento de perda invadiu sua alma. Ensaiou um retorno, mas achou que seria tarde demais. Não se podia brincar com essas coisas, era uma cidade perigosa.

Não teria mais para onde voltar e há muito não havia ninguém à sua espera. Logo percebeu que não havia também para onde ir. Passou pela entrada da rua onde trabalhava e decidiu seguir adiante. Se fosse para ser roubado outra vez nem adiantava trabalhar. Não seguiria sustentando os marginais pelo resto da vida. Trabalhando, obedecendo, se humilhando, gastando o tempo que poderia usar para realizar tudo o que sonhou... O que sonhou? Estácio mal se lembrava de seus sonhos.

Enquanto caminhava em linha reta por ruas das quais não mais se recordava, ele tentava se lembrar de algum de seus sonhos. Quando criança quis ter um videogame. Agitou as moedas no bolso e verificou com tristeza que não seriam suficientes para comprar um videogame, além do que, sua televisão estaria, a essa altura, sendo vendida na feira dos ratos. Lembrou-se também que queria ter tido um filho homem para colocar-lhe o nome de Estácio Neto, em homenagem ao seu pai, mas este sonho também não seria realizado agora, afinal que mulher teria um filho com um homem sem eletrodomésticos? E além de tudo, seu nome estava fora de moda.

O terceiro sonho de que se lembrou foi o de se tornar marinheiro. Estácio tinha pelo mar um misto de medo e fascínio. Achava que se fosse marinheiro falaria vários idiomas e conheceria mulheres de cabelos ruivos. Lutaria contra piratas e monstros, seria encantado por sereias e tesouros, viveria grandes aventuras e poderia fugir num cargueiro sem bandeira, rumo a lugar nenhum, no dia em que estivesse cansado disso tudo.

O segundo erro de Estácio foi entrar na água de roupa, tão logo o mar apareceu em sua frente. Interpretou o encontro como um sinal, ainda que a linha reta na qual caminhava lhe levasse inexoravelmente à orla da cidade. O sonho era ser marinheiro, mas um banho de mar estava de bom tamanho por agora.

Estácio não ia à praia. Estácio ia ao trabalho e voltava pra casa. Aos domingos Estácio via TV, jogava damas e comia pastel, mas nada disso ele fazia na praia. Estácio não conseguiu se lembrar porque, mas se lembrou que gostava de ir à praia quando era criança, com o pai.

Os sapatos ficaram pesados e a roupa cheia de bolhas de ar que lhe faziam cócegas. A água estava clara, o céu bonito. Na areia poucas pessoas tomavam sol ou passavam de um lado a outro. “Que dia bonito para começar a viver" Pensou. Mas isto não era uma propaganda de automóveis. E mesmo para se fazer parte de uma propaganda de automóveis era preciso ter dinheiro. Estácio não tinha nenhum, exceto algumas moedas cheias de areia no bolso da calça.

E lá foi Estácio, com a camisa de linho branco, encharcada e transparente, a calça preta grudando no corpo e os bolsos cheios de água, andando pela calçada sem saber ao certo aonde ia. A linha reta que lhe levara à praia ficara para trás. Agora, o sol quente em sua cabeça e o sal secando na roupa que pinicava seu corpo lhe induziam a um ziguezague nas proporções da sua confusão mental.

O terceiro erro de Estácio não pode ser atribuído diretamente a ele, mas trata-se de uma conseqüência dos outros dois, assim como os outros dois são conseqüência de todos os outros que ele havia cometido desde a época em que gostava de ir à praia com o pai. O sal, o sol, o incômodo, a sede, as roupas molhadas pinicando, a constatação de que seria necessário bem mais que um banho de mar para mandar tudo à merda e a desidratação fizeram com que ele caísse desmaiado no meio do calçadão.

Estácio acordou num posto de saúde perto de sua casa, nu sobre a cama. Estava coberto com um lençol, tinha uma forte dor de cabeça e um tubo de soro ligado ao seu braço. Teve de esperar para sair dali. Recebeu da enfermeira responsável uma extensa bronca da qual não pode distinguir as palavras, recomendações de repouso e o saco plástico onde estavam seus pertences: um bolo de roupas úmidas e cheias de areia. Aparentemente, quem lhe prestou assistência, cobrou pela ajuda, pois suas moedas não estavam mais no bolso.

Ainda atordoado e num gesto quase automático, Estácio andou para casa.Ao contrário do que esperava, encontrou a porta fechada. Se deu conta ainda de que a chave havia sumido junto com as moedas. Foi assim que, sem mais forças, nem nervos, nem saco, vencido pela dor de cabeça e pelo cansaço, Estácio se deitou no chão e dormiu um sono profundo. Estirado na frente de sua casa - fechada, intacta, cheia dos eletrodomésticos que ele havia comprado ao longo de tantos anos - foi, ao menos, poupado de ver aquele que lhe havia socorrido mais cedo no calçadão abrir a porta de sua casa para recolher o resto do pagamento pelo socorro prestado.

sexta-feira, julho 13, 2007

Microconto XIV - Consciência

Anos antes, havia cometido algo imperdoável.

segunda-feira, julho 09, 2007

Um Passo - Texto completo

Na incerta estrada de nossas vidas, cada bifurcação é decisiva. Mas ainda que cada passo, cada tropeço, decida silenciosamente por onde seguimos e onde cairemos, existe aquele momento específico que mostra com toda clareza sua importância. É o momento que catalisa todos os outros e te joga numa direção completamente diferente, e ganhar ou perder depende exclusivamente do caminho que se escolhe.

Em minha vida, esse momento foi uma noite com cheiro de chuva. A meia-luz amarelada dos postes iluminava somente a fumaça que saia de cada bueiro e fazia um pouco de frio. A lua refletida nas poças d'água passava quase desapercebida. Não me lembro de onde estava vindo, mas sei que caminhava para casa. O passo sem pressa era de indiferença. Naquela época dava no mesmo aonde eu ia. Foi quando vi, de relance, o brilho de um objeto no meio da rua.

Voltei o olhar para ver se era uma moeda, mas pareceu muito maior. Seria um anel? Foi quando me dei conta que havia tirado a sorte grande. Chegando mais perto me deparei com um diamante enorme que brilhava no meio daquela rua escura, refletindo a luz da lua. Olhei para os dois lados a fim de ter certeza de que não havia mais ninguém por perto. Sabe-se lá que espécie de armadilha era essa? Um diamante daquele tamanho deveria valer uma fortuna.

Me abaixei para pegar a jóia, mas nesse momento ouvi passos muito fortes do outro lado da rua. Alguém corria a toda velocidade. Poderia se tratar de qualquer coisa: a essa hora da noite nunca se sabe o que esperar. Eu coloquei a jóia rapidamente em meu bolso e tentei sair caminhando naturalmente, mas logo percebi que era atrás de mim que estavam correndo.

Um homem com a cara pintada a pasta d'água, batom e peruca, usando um terno preto clássico e outro com um macacão estampado de losangos intercalados vermelhos e amarelos com babados nas pontas e os pés descalços, saltaram sobre mim com toda a força e me imobilizaram. Um terceiro se aproximou com mais calma. Trajava um terno roxo com uma camisa verde de babados e uma calça branca com listras azuis bem claras. No seu rosto os restos da maquiagem de palhaço criavam junto com o cabelo preto desgrenhando uma combinação ao mesmo tempo bizarra e assustadora. Deu um trago no charuto que trazia nas mãos e perguntou enquanto os outros me seguravam:

- Onde está a jóia?

Eu não respondi. Um dos palhaços me deu um golpe forte no estômago e nas costas, o chefe perguntou outra vez:

- Onde está a jóia?

Eu apertava a jóia em minha mão direita escondida dentro do bolso da calça. Não posso dizer que tivesse algo a perder, minha própria vida não me valia muito. Nessa época rondava bares e boates em busca das sobras de amizades e restos de cerveja das quais me nutria. Uma existência de folhetim que jamais imaginei poder se abater sobre mim, mas na espiral da vida acontece tudo muito rápido, e quando você percebe, o fundo do poço já está muitos metros acima de sua cabeça. Os momentos tinham uma consistência semelhante à dos sonhos, era como se eu estivesse num eterno torpor me arrastando sobre uma consciência apagada. E aquele diamante parecia ter despertado por alguns instantes meu eu adormecido. Onde haviam ido parar meus sonhos? Seria possível corrigir meus rumos e voltar ao que deveria ter sido? Tudo isso se materializava naquela jóia que eu apertava em minha mão direita, dentro do bolso da calça.

- Onde está a jóia?

Cada silêncio era um novo golpe. Eu não me lembro em que momento ele parou de perguntar, ou se fui eu quem parou de ouvir, mas sei que continuei a levar socos e pontapés até que caísse inconsciente: minha boca e minhas mãos fechadas como pedra.

***

Logo que me despertei, ainda de olhos fechados, procurei em meu bolso direito pela jóia. Nada. Abrindo os olhos percebi que estava em casa. Haviam desaparecido as marcas, as feridas e as manchas de sangue do meu corpo. Eu procurei em volta e não pude entender como havia chegado ali. O diamante não estava em lugar algum, eu continuava com a mesma roupa da noite anterior. Simplesmente não fazia sentido.

Durante aquele dia cheguei a duvidar de minha mente. Mas, se o sangue da noite anterior não era mais real, a dor das pancadas que levei se fazia presente como prova indubitável. Nada que diferisse muito, porém, da minha ressaca habitual diurna. Com o passar das horas cheguei quase a me esquecer do que se havia passado, afinal tudo estava de volta no seu lugar. Não seria este, de toda forma, o primeiro sonho a deixar suas marcas na manhã seguinte.

Um pouco antes das sete saí de casa para comer alguma coisa. Mas no caminho, assim que a lua despontou no céu, eu senti um volume no meu bolso. Não seria possível, mas era real: a jóia estava ali oura vez entre meus dedos, no mesmo lugar onde esteve no dia anterior quando eu desmaiei.

Eu não tive sequer o tempo de tentar entender, pois olhando em volta reconheci de imediato a sombra de um dos palhaços que surgia na esquina. Corri o máximo que pude, mas eles eram três, e se dividiam na perseguição me encurralando por entre os becos e as ruas estreitas do centro. Eu caí e eles me pegaram outra vez. Outra vez os restos de maquiagem, outra vez as cores berrantes, o charuto, a mesma pergunta insistente, os golpes e o desmaio. Outra vez me despertei sem marcas, sem jóia, sem passado e nem futuro em vista.

Desde então minha vida tem sido assim: De dia sonho com o diamante e à noite o tenho em minhas mãos. Todas as noites corro dos palhaços que querem tirá-lo de mim; algumas vezes eles me acham e me quebram braços e pernas; algumas vezes eu consigo me esconder e então faço o possível para me manter acordado e não perder a jóia mas acabo pegando no sono e tudo começa outra vez.

Eu sei que existe alguma ligação entre a consciência, o amanhecer e as realidades, mas ainda não consegui descobrir como usá-los a meu favor. Agora que já desperdicei a maior parte da vida nesse jogo de gato e rato, não posso mais desistir. Só o que preciso é de uma forma de conjugar os três elementos. Estou me equilibrando sobre coisas que não compreendo e sinto que minha vida está por um triz. Na bifurcação onde parei, estou a um passo de qualquer coisa.

Microconto XIII - Segredo

De tão bem guardado, ninguém jamais soube. E o grande segredo acabou virando um dito popular.